Estudos Bíblicos

Jejuar significa a abstinência temporária de alimentos com o fim de consagração pessoal. Ele foi ordenado pelo Senhor Jesus à sua igreja (Marcos 2:20). Alguns demônios somente saem através da oração e do jejum (Mateus 17:15-21). É uma das formas mais poderosas para manter uma consagração a Deus através da abstinência do desejo da carne (paladar).

O jejum é abstinência de:

  • Comida e água (Exodo 34:28; Deuteronômio 9:9).
  • Comida (Mateus 4:1,2: Lucas 4:1,2).

Em harmonia com o profeta Isaías, que repreendeu o povo porque estavam jejuando erradamente, encontramos a necessidade de que o jejum siga algumas motivações e esteja acompanhado por determinados comportamentos, vejamos:

Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?
Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;
10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11 E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

(Isaías 58:1-11)

De onde se pode extrair as seguintes motivações e comportamentos:

  • Humilhação do corpo, agradar a Deus e não explorar ninguém (v.3).
  • Não estar em contendas e brigas (v.4).
  • Eliminar a opressão (espiritual e social) (v.6,7).
  • Prestar socorro aos necessitados (v.7,1).
  • Objetiva saúde, proteção e direção divina (v.8,9,11).