Pastorais

Escrito por Carlos R. Silva
maca mordidaCura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.
(Jeremias 17.14 NVI)
 
Diariamente somos convencidos de nossa incapacidade de sermos autônomos. Até tentamos dirigir nossas vidas, dar curso à ideias, iniciativas ou sentimentos. Mas, cedo percebemos que não foi bem como pensávamos, se é que pensávamos, já que agimos muito no automático.
 
Como crianças crescidas, já não queremos mais depender do que outros nos dizem, nem nos dispomos muito a seguir orientações; queremos assumir as rédeas da nossa vida. Com isso rompemos laços, dispensamos o cuidado e ignoramos avisos, muitas vezes tão fartos pelo caminho.
 
O profeta Jeremias traz luz sobre o assunto e, de forma muito clara, aponta que nunca deveríamos sair do nosso lugar seguro: debaixo das asas do Eterno Deus. Ali sim, é lugar de descanso, refúgio e verdadeira habitação (Sl 91.1).
 
Nossa força e auxílio estão e são o próprio Deus. Não está em nós a nossa força para permanecer, resistir e vencer. É fruto da infinita graça e da bondade de Deus. “Que teria acontecido se o SENHOR Deus não estivesse do nosso lado?” (Sl 124.1 NTLH). Nem temos ideia. Se a força estivesse em nós, certamente Jeremias a teria e não estaríamos lendo essa sua oração: "Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo" (Jr 17.14).
 
Assim como Jeremias, reconheçamos que a esperança de cura e salvação estão no Deus gracioso que se inclina para os de coração quebrantado. Precisamos ser curados todos os dias; precisamos nutrir a certeza de que Deus nos salvou e nos mantem hoje, amanhã e eternamente. Ele será o nosso ajudador até o fim.
 
Referências:
- Bíblia de Estudo NVI, Ed. Vida
- Bíblia de Estudo NTLH, SBB
- CALVINO, João. Colocando-se contra a tentação. Dia a dia com Calvino. Publicações Pão Diário: 2021
 

Pr Carlos R. Silva

02 Fev 2022

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

www.Facebook.com/CafeComSalvacao
www.CafeComSalvacao.com.br